Tratamento Odontológico para Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono

Você sabia que o ronco e a apnéia (parada respiratória durante o sono) podem ser tratados pelo dentista? Fique atento às informações abaixo e aprenda como este profissional pode atuar nestes problemas.
O ronco é a vibração do palato mole (porção final do “céu da boca”) quando da passagem do ar durante o sono. Em algumas pessoas, o espaço da orofaringe (região da garganta formada pela base da língua, palato mole e epiglote) é pequeno, seja por questões anatômicas ou por acúmulo de gordura na região do pescoço, isso faz com que o fluxo aéreo encontre uma barreira na região da orofaringe, o que se traduz na vibração do palato mole.
Em muitos casos a redução deste espaço é tamanha que, durante o sono, podem ocorrer eventos de obstrução total da passagem do ar, ou seja, pode ocorrer a apnéia obstrutiva do sono. Este tipo de situação traz diversas consequências negativas como aumento da pressão arterial e maior propensão à ocorrência de distúrbios cardiorrespiratórios merecendo, assim, tratamento adequado.
O tratamento do ronco e da apnéia está relacionado à gravidade da situação. Em casos mais simples, apenas mudanças de hábitos como a diminuição de ingestão de bebidas alcoólicas pode gerar melhoras, mas em outros a realização de cirurgias, utilização de medicamentos e aparelhos intraorais se faz necessária.
No caso do tratamento de eleição ser o uso de aparelhos intraorais durante o sono, o cirurgião-dentista, atuante na área dos distúrbios do sono, é o profissional indicado para a condução da terapia. Existem diversos tipos de aparelhos intraorais, cada um indicado para uma situação específica; alguns atuam apenas na redução/eliminação do ronco, enquanto outros atuam, também, na apnéia. A grande maioria dos aparelhos empurra a mandíbula (queixo) para frente, promovendo uma abertura maior do espaço da orofaringe, reduzindo os eventos de apnéia e, muitas vezes, eliminando o ronco.
É válido lembrar que nem todos que roncam possuem apnéia, porém todos que possuem apnéia roncam. E então, você ronca? Caso a resposta seja sim, não se preocupe! A Clínica Danilo Chaccur conta com profissionais aptos para resolver estes problemas, devolvendo a qualidade do seu sono e da sua vida em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *