PERIODONTIA

PERIODONTIA clínica

A doença periodontal é multifatorial, ou seja, não se trata apenas da simples presença de determinadas bactérias que levam ao aparecimento da doença gengival e periodontal. Esta especialidade cuida dos tecidos que envolvem os dentes (gengiva e osso), prevenindo doenças decorridas da má higiene, de maus hábitos alimentares, do fumo, do stresse, da imunodeficiência (baixa capacidade de defesa do organismo) e de mudanças hormonais, no caso das mulheres durante a gravidez.

Uma das ações preventivas mais amplas da Odontologia está relacionada às práticas diárias de higienização enfatizando, principalmente, os cuidados de escovação; sendo que os tratamentos mais comuns são reflexos da presença bacteriana nos dentes, decorrente do descuido com a higienização e outros hábitos. O profissional orienta o paciente para limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar, especialmente aqueles que grudam nos dentes. Além disso, ensina como escová-los e a utilizar fio dental onde a escova não pode alcançar.

A placa é uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares, que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite (vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas). Caso não seja removida diariamente, endurece e forma o tártaro. O estágio seguinte à gengivite é a periodontite (perda do osso que envolve o dente), em que, às vezes, o paciente chega a comentar: “meus dentes estão moles”. Essa mobilidade, nas situações mais graves, pode levar a perda dos dentes.

O periodontista é o responsável pela remoção das placas de cálculos (tártaro) que se formam entre o dente e a gengiva. O tratamento envolve raspagem com instrumentos manuais, utilização de aparelhos de ultra-som e, muitas vezes, o emprego de medicamentos para a regressão da infecção. Após o tratamento, o paciente deve seguir um rigoroso programa de manutenção para que não haja o retorno da doença ou, se houver, para que esta seja detectada logo no inicio. Para o correto tratamento periodontal, cada paciente é tratado como único. Devem ser levadas em conta as possíveis alterações sistêmicas e suas manifestações bucais. As visitas regulares ao periodontista (manutenções) são muito importantes e é sempre o profissional quem determina qual é o melhor intervalo para o retorno.

Estética Periodontal

A Estética Periodontal ou Estética Vermelha vem, cada vez mais, ganhando espaço na Odontologia devido a sua grande importância na realização de um tratamento estético com excelência. Manchas escuras, geralmente pigmentos de melanina, podem ser removidas por meio de um peeling gengival; dentes alongados devido à retração gengival podem ser recobertos através de cirurgias de recobrimento ou, no caso de dentes encurtados (pequenos), pode-se realizar plástica gengival a fim de melhorar a relação entre dentes e gengiva . Em muitos casos, há a necessidade de uma integração entre procedimentos periodontais e restauradores, alcançando, assim, um perfeito conjunto estético do sorriso.

entre em contato