agende sua consulta

PRÓTESE

O principal objetivo dessa especialidade é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: anatomia (forma), estética, fonética e mastigação. Dependendo da situação clínica de cada paciente, procura-se devolver ou restaurar de forma indireta (trabalho laboratorial) os dentes por meio da construção de próteses fixas (coroas em resina, porcelana ou metálicas), próteses removíveis (“ponte móvel’’) ou prótese total – a popular dentadura.

Quando se perde um dente, o osso alveolar (aquele que o sustenta) reabsorve (muda de posição), fazendo com que a gengiva que o recobre também o acompanhe. Dessa forma, as próteses tendem a preencher, junto ao dente, a falha gengival e a perda de osso ocorrida nesta área. Na década de 80, a Odontologia teve um importante avanço através do sucesso dos implantes ósseointegrados, proporcionando o desenvolvimento das próteses sobre tais implantes. Este fato melhorou muito a qualidade de vida dos pacientes.

Atualmente, existem próteses modernas, produzidas sobre implantes, que podem ser – assim como as próteses fixas sobre os dentes –, cimentadas (coladas), encaixadas (com clips) ou aparafusadas sobre barras metálicas nos casos mais extensos (com perda de vários ou de todos os dentes). Como o sistema bucal está em constante modificação (a boca vai modificando com o tempo), a prótese precisa acompanhar essas alterações (existe a necessidade de readaptar a prótese), respeitando esses movimentos gengivais e ósseos.

Os especialistas da Clínica Danilo Chaccur costumam lembrar os pacientes sobre a importância de constantes manutenções. Todo paciente reabilitado (tratado) com qualquer tipo de prótese dentária necessita ser periodicamente reavaliado, assegurando uma maior durabilidade dos trabalhos e evitando prejuízos. A periodicidade do retorno é determinada de acordo com cada caso.

agende sua consulta

entre em contato

entre em contato

entre em contato